quinta-feira, 16 de abril de 2020

Casa de Clementi




A casa de clementi, assim baptizada, deve-se ao facto de nesta propriedade se encontrar um exemplar raríssimo, de um piano misto (de cauda e vertical), um Upright grand piano, fabricado na empresa de Muzio Clementi, em 1816. Curiosidade: neste piano existe uma pequena divisão onde poderiam ser colocados os álbuns de música.

Pouca informação consegui recolher, presencialmente, apenas alguns pormenores como o nome de uma das pessoas que lá habitava e de que teriam alguma ligação a música, possivelmente profissional, visto existirem dois pianos nesta propriedade e de que lá vivia um casal religioso, devido a registos fotográficos e à belíssima capela integrada nesta habitação. Entretanto tive o prazer de privar com uma pessoa que os conheceu, que me pôde fornecer alguns detalhes que me ajudaram a contextualizar algumas pontas soltas.

Na casa de Clementi vivia Maria de Lourdes Nobre da Veiga Holbeche Trigoso Hintze Ribeiro Nunes (os três últimos apelidos eram de casada), única herdeira desta magnifica propriedade e o seu marido, Manuel Hintze Ribeiro Nunes. Maria de Lourdes era professora de Solfejo e era detentora de uma fortuna considerável. Nos anos 50, do século XX, era dada catequese e missa na capela, de 15 em 15 dias. Na casa pude encontrar uma fotografia da D. Maria de Lurdes, também apelidada de "Luxa", a receber um ramo de flores, numa festa organizada pelas suas alunas, em gesto de homenagem. O casal não deixou herdeiros directos, nunca tiveram filhos, sendo que a propriedade ficou entregue a um primo. Podemos perceber, com facilidade, que a propriedade já foi alvo de inúmeros saqueamentos e começa a ceder, aos poucos, à sua sorte. 

Deixo-vos alguns registos. Enjoy ;)







































2 comentários:

  1. Suponho que a casa tenha sido deste senhor e respetivos descendentes: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ernesto_Hintze_Ribeiro
    Há também uma ponte em Entre os Rios que ficou com esse sobrenome. Ponte essa que ficou muito conhecida por estar na origem da "tragédia de Entre os Rios", quando colapsou para o douro em 4 de Março de 2001 arrastando consigo 59 pessoas para a morte. Em Maio de 2002, Durão Barroso (a data PM de Portugal) inaugurava a Nova Ponte Hintze Ribeiro, localizada a poucos metros da ponte desmoronada. Cumps e boas exploracoes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito interessante,como sempre! Talvez haja alguma ligação sanguinea com Manuel Hontze Ribeiro Nunes,mas a casa pertencia à familia Trigoso,da parte de D. Maria de Lurdes. A quinta, inclusive, é apelidada pelas gentes da terra como Quinta das Trigosas:) Obrigada Mikos. Tenho pena que tenhas parado de publicar, que era uma seguidora assidua! Fica bem ;)

      Eliminar